Poços artesiano

PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS

A Arroba Poços Artesianos, atuante em instalação de poço artesiano, no decorrer de seus mais de 40 anos de experiência comprovada com ampla carteira de obras executadas com sucesso. Provida de especialistas e de uma equipe capacitada, possui maquinário de alta tecnologia com alcance de perfuração de até 600m e obras dentro dos padrões ABNT e DAEE.

A BMS entrega serviços e obras no prazo certo, prevalecendo sempre à satisfação de seus clientes.

A perfuração de poço artesiano por uma empresa especializada no assunto garante a segurança e qualidade do poço. Já que ter um poço artesiano se tornou algo muito importante, principalmente para proprietários rurais e empresários, visto que os custos com a tarifa de água nas cidades têm de certa forma, aumentado.

Dessa forma, a perfuração de poço artesiano é um investimento muito proveitoso que, seguindo todas as etapas exigidas, garantirá água potável para o empreendimento, agronegócio ou para a família.

Além disso, quando analisamos as contas em um contexto de médio a longo prazo, o investimento se paga. Pois os gastos mensais reduzem e até zeram com o abastecimento de água do município.

VOCÊ SABIA!?

A água subterrânea representa 98% de toda água doce disponível na Terra. Ou seja, é quase sempre, própria para o consumo humano.

Sabemos que ocorre a falta de água doce em muitas regiões do planeta. Desta forma, as águas subterrâneas se tornaram uma excelente opção de fonte de abastecimento, contra a crise hídrica, através da perfuração de poço tubular profundo

No Brasil há mais de 2 milhões de poços artesianos.

ETAPAS PARA SE OBTER UM POÇO ARTESIANO DE ALTA PERFORMANCE

O primeiro procedimento necessário antes de perfurar um Poço Artesiano é realizar uma visita técnica até o local onde se pretende perfurar o Poço Artesiano, para o conhecimento da área. A BMS conta com geólogo especializado que realiza a visita técnica para obter todas as informações necessárias, permitindo segurança ao método de perfuração de acordo com a localização da obra.

Conhecimento Geológico

Após a visita em campo, se faz necessário à observação do Mapa geológico da região para o conhecimento de quais tipos rochosos pode-se encontrar na área. Com o diagnóstico detalhado é possível definir o melhor método a ser utilizado, sendo eles em rochas cristalinas, sedimentar ou misto (sedimentar e cristalino).

Licença de Perfuração

Todo e qualquer Poço Artesiano para ser perfurada precisa da autorização do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica). Este processo deve ser realizado por geólogo.

Perfuração

Emitida a Licença de Perfuração, o poço já pode ser perfurado. A BMS atende todas as normas técnicas brasileiras de construção de Poço Artesiano, a NBR 12212 (Projeto de poço para captação de água subterrânea) e a NBR 12244 (Construção de poço para captação de água subterrânea). Para garantir a qualidade dos serviços de construção de Poços, a conta com geólogo especialista que acompanha a obra do inicio ao fim.

Teste de Vazão

Finalizado os trabalhos de Perfuração, é realizado o teste de vazão. Esse Teste é um dos procedimentos essenciais para o conhecimento hidrodinâmico do Poço. Através deste estudo é possível determinar a vazão do Poço e determinar corretamente qual bomba deve ser instalada. A medida é calculada em Metros Cúbicos por hora (m³/h). Os testes de vazão realizados pela BMS são todos feitos por Geólogo.

Análise de Água

Durante o Teste de Vazão é indicado realizar a coleta da água para análise. Esta água é enviada a um laboratório especializado para realização criteriosa de análise da potabilidade segundo especificações do Ministério da Saúde – conforme Portaria de Consolidação nº 5, de 28/09/2017.

Instalação do Conjunto Motobomba

Determinada a Vazão do Poço, a equipe de manutenção da BMS realiza a instalação do conjunto moto bomba. Através dele será possível realizar a captação da água subterrânea do aquífero. Trabalhamos com as melhores marcas de Bomba do Mercado.

Outorga

A outorga é um dos instrumentos da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos pelo qual o Poder Público autoriza o usuário, sob condições preestabelecidas, a utilizar a água. Esse instrumento tem por objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos. O departamento responsável pela emissão da Outorga é o DAEE e este processo deve ser realizado por Geólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *